Processo CCV

O processo dos Ciclos de Coleta e Validação de Dados (PNP-CCV) foi definido no contexto da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), visando garantir a coleta, validação e atualização contínua dos dados e informações das instituições e unidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Os Ciclos de Coleta e Validação são estabelecidos a partir da definição do escopo dos dados tratados no ciclo, das regras de consistência para cada conjunto de dados e do cronograma de etapas para o ciclo. O escopo dos dados tratados no ciclo implica na definição do conjunto de sistemas e respectivas bases de dados que serão necessárias para a coleta. As regras de consistência possibilitam qualificar os dados coletados para que sejam transformados em informações válidas e consistentes. O cronograma das fases de coleta e de validação apresenta uma visão geral das interações e ações dos atores das instituições responsáveis pelos dados e da equipe responsável pela operacionalização do ciclo de coleta e validação.

Atualmente são definidos dois ciclos de coleta e validação: o ciclo dos dados acadêmicos e de pessoal, e o ciclo dos dados de pesquisa e inovação e de extensão. Na edição atual da PNP, continua sendo realizado apenas o primeiro ciclo. Outros ciclos específicos de coleta e validação de dados, como por exemplo o ciclo específico para os dados de pesquisa e inovação e de extensão, serão incorporados em breve.

Atuando com foco na consistência, precisão, disponibilidade, estabilidade e confiabilidade, de modo a possibilitar a efetiva disseminação e uso desses dados e informações, o PNP-CCV foi organizado em uma arquitetura que engloba os subprocessos de coleta e processamento de dados; conferência, ajuste e validação de dados; capacitação da rede de atores institucionais, e monitoramento e assistência aos atores envolvidos. Estas responsabilidades estão condensadas em três produtos principais do PNP-CCV: o Produto de Dados, o Produto de Suporte e o Produto de Formação.