Fontes e bases dos dados
Dentre os pressupostos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) está a integração e o uso de sistemas estruturantes, institucionais e setoriais. Assim, a operação da PNP acontece a partir de fontes e bases de dados federais e institucionais, organizadas como:
Sistemas estruturantes:
São sistemas desenvolvidos e mantidos pelo Governo Federal para gerir, de forma centralizada, dados e informações do sistema público federal. Dentre esses sistemas, estão o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).
Sistemas setoriais certificados:
São sistemas de gestão certificados pela Setec/MEC para gerir, internamente nas instituições, processos específicos nos setores de inovação, tecnologia, permanência e êxito e egressos.
Em 2025, todos os Institutos Federais e Cefets da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) passaram a possuir o Portal Integra – sistema desenvolvido pelo IFRS – que permite gerenciar e acompanhar as ações de pesquisa, inovação e extensão. Esses sistemas são acessados diretamente nas páginas de cada instituição. A Rede Integra da Setec/MEC, por sua vez, consolida os dados publicizados pelo Portal Integra das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em uma única plataforma, divulgando informações sobre pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico, inovação e empreendedorismo.
Outros sistemas em desenvolvimento serão incorporados à PNP, como o Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico (Sissa) que possibilitará a utilização de modelos inteligentes para fortalecer a gestão educacional e contribuir para a permanência e êxito dos estudantes, e o Observatório de Egressos que disponibiliza métricas sobre a inserção dos egressos dos Institutos Federais no mundo do trabalho.
Sistemas institucionais:
São sistemas de gestão mantidos pelas instituições para gerir, internamente, processos acadêmicos e administrativos.
Atualmente, a maioria das instituições da RFEPCT utiliza o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) – desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) – desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Alguns softwares proprietários também são utilizados. Esses sistemas são acessados diretamente nas páginas de cada instituição.